terça-feira, 19 de abril de 2011

Lula e a Reforma Politica

Buenas Companheiros e Companheiras!

A Reforma Política reuniu nesta segunda-feira, dia 18 de abril, no Instituto Cidadania em São Paulo, o ex-presidente Lula e uma comissão de dirigentes do PT.
Depois do encontro, Lula gravou um vídeo exclusivo para o Mobilização BR, falando que o debate será aprofundado quando se reunir com os partidos da base aliada para discutir o assunto, que é de fundamental importância para o avanço da democracia no Brasil.
Lula ainda convocou todos nas redes sociais a participarem desse debate colocando as suas opiniões e divulgando posicionamentos.
Então vamos ao Debate...
Deixe sua opinião abaixo.
Obrigado !

Equipe MobilizaçãoBR
Nosso facebook: www.facebook.com/mobilizacaobr
Nosso twitter: www.twitter.com/mobilizacaobr
Visite MobilizaçãoBR em: http://www.mobilizacaobr.com.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba como identificar as novas notas de R$ 50 e R$ 100

ETAPA ESTADUAL 2011- JORNADA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA

O PT já definiu as principais ações da Secretaria de Formação Política para 2011. Será um ano
de grandes desafios para o partido. Apresentamos abaixo o calendário de atividades da Secretaria:

- 10 e 11 de junho – Encontro Estadual de Formação Política
Este encontro irá consolidar a rede estadual do Sistema Nacional de Formação e potencializar
a construção da Jornada de Formação Política no RS.

- 02 e 03 de julho - Curso para Gestores de Formação Política
Com este curso, promovido pelo PTRS em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação
Política e Fundação Perseu Abramo, formaremos gestores habilitados a assessorar todos os cursos da
política nacional de formação. Interessados podem inscrever-se desde já, preenchendo a ficha em
anexo e enviando para formacao@ptrs.org.br.

- 08, 09 e 10 de outubro – Curso de Formação sobre o Modo Petista de Legislar e Governar,
Legislação Eleitoral e Planejamento de Campanhas
Realizado um ano antes das eleições municipais, será direcionado aos/às dirigentes partidários,
pré-candidatos/as e possíveis coordenadores/as de campanhas majoritárias e proporcionais do PT.

Novembro e Dezembro em datas a definir:
- Curso de formação política sobre feminismo e poder
- Curso de Formação Política para a Juventude Petista

Mais informações no Boletim, Link abaixo!


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5hWoLWN3aCgYjMzZTJkMzYtODIxMi00ZGRhLTgyN2QtZGE2ZmU2MGQ0Nzhh&hl=en&pli=1

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Litoral apresenta mais de 200 propostas ao PPA



A região do Litoral, representada por 23 municípios (dois além da abrangência da Região Funcional 4, dos Coredes), apresentou mais de 200 propostas ao Plano Plurianual (PPA) estadual. O número ainda será finalizado com a contagem de propostas encaminhadas pela internet, mas já é superior em duas vezes ao total de sugestões apresentadas nos dois primeiros seminários regionais do PPA, realizados nas regiões Sul e da Serra. 





Os programas de infraestrutura permanente, independentes do período de verão, e as políticas para as mulheres foram as principais reivindicações do público presente. Cerca de 400 pessoas participaram do debate na manhã deste sábado (02/04), na Câmara de Vereadores de Osório. O vice-governador Beto Grill representou o governador Tarso Genro, afirmando que os encontros regionais "serão um espaço de debate e proposição concreta para as diretrizes do PPA". O vice-governador coordenou a mesa de autoridades junto ao prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior. 


A região do Litoral possui uma média populacional de 300 mil habitantes, que chega a 1,3 milhão de pessoas durante os meses de verão. Também é nesta região que estão localizados os quatro municípios com maior taxa de crescimento demográfico do estado, o que amplia as demandas por habitação, saneamento e transporte público. "Não é possível discutirmos um plano regional sem considerarmos a questão ambiental tão específica desta região, pois este PPA tem de incorporar políticas para o meio ambiente. Temos aqui 35% do território ocupado por dunas, lagoas e mata atlântica. É preciso haver uma preocupação com o avanço da exploração imobiliária, se a realidade da região exige proteção às áreas de preservação", afirmou o Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. 

Foram apresentadas 22 propostas em manifestações orais, entre as mais de 200 encaminhadas. As reivindicações principais do Litoral são: 

- Criação da Delegacia Regional da Mulher 

- Criação de Centros de Referência para o Atendimento à Mulher e programas de proteção às mulheres e crianças vítimas de violência e em situação de risco 

- Linha de crédito para mulheres empreendedoras 

- Programas de atenção à saúde da mulher 

- Infraestrutura compatível com o crescimento demográfico 

- Políticas de melhoria da mobilidade urbana e transporte público nas cidades litorâneas 

- Investimentos permanentes em esporte, lazer e cultura, não apenas sazonais para a época de veraneio 

- Políticas de regularização fundiária 

- Inclusão dos programas federais para a Juventude no PPA estadual 

- Criação de Centros de Referência para a Juventude 

- Ampliação de cursos técnicos 

- Criação da Coordenadoria Regional do Turismo 

O secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Marcelo Danéris, apresentou a estrutura do CDES e as formas de relacionamento do Conselho com a população. Ainda acompanharam os debates o presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Denílson Silva, o presidente do Corede Litoral, Mario Henrique Benfica, as secretárias de Estado de Administração e Recursos Humanos, Stella Farias, de Meio Ambiente, Jussara Cony, os secretários de Saúde, Ciro Simoni, de Habitação e Saneamento, Marcel Frisson, diretores de estatais, autarquias, prefeitos e vereadores representantes dos municípios da região.

Fonte:
Portal da Participação Cidadã

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Audiência Pública com moradores do Agual

De AudiênciaPublica_Agual


Mais de 800 pessoas estiveram presentes no ato promovido pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

Segundo a proponente, Deputada Ana Affonso (PT), "a Prefeitura de Tramandaí anunciou protocolo de intenções com Osório. No intuito de resolver a situação de 1600 famílias que há 12 anos vivem numa situação de extrema vulnerabilidade social"

sábado, 2 de abril de 2011

Proposta da Juventude do Litoral Norte para o PPA Participativo

Esta proposta/manifesto foi elaborada a partir do diálogo proposto pela oficina da juventude, realizado no dia 1° de abril de 2011.

A Juventude do Litoral Norte do Rio Grande do Sul espera que este novo Governo deixe de ver nossa região como o “Quintal de Lazer” do Estado e dedique-se ao um outro olhar, voltado para o desenvolvimento econômico com equilíbrio social. Precisamos de políticas permanentes e não mais sazonais.

Nossa região espera ser contemplada com as propostas de campanha do Governador Tarso Genro, ao qual foi referendada no 1° turno das eleições de 2010.

Bolsa Juventude, PROUNI/RS e Auxílio Moradia aos Estudantes são programas essenciais numa perspectiva de qualificação profissional e garantia de conclusão dos estudos.
A universalização do Ensino Médio e a ampliação de cursos técnicos, de acordo com a vocação da região, são prioridades para a educação de nossos jovens.

Porém, trabalho e qualificação não são tudo. Entendemos que o tempo livre desestimulado por ações positivas é a porta de entrada da droga. Políticas públicas direcionadas ao ócio da juventude também devem ser prioridades no PPA estadual. Investimentos em esporte, lazer e cultura deve ser o ano todo e não somente no período de férias, onde disputamos espaços com a juventude do Rio Grande do Sul inteiro.
Acreditamos que a proposta de criação dos Centros de Referências da Juventude contempla esta demanda tão importante à nossa saúde e ao estímulo a criatividade.

Nossa aldeia precisa estar voltada para o mundo e o jovem precisa compreender que neste novo contexto global somos cidadãos do mundo. Programas de inclusão digital devem estar presentes em todos os municípios do litoral, conectando nossa comunidade ao mundo e democratizando o acesso a informação. Pontos de acesso gratuito a internet banda larga nas comunidades e o estímulo ao conhecimento e desenvolvimento tecnológico são ações fundamentais para nosso crescimento soberano, enquanto cidadãos do mundo.

E para finalizar, salientamos a importância da criação de uma Secretaria de Estado específica para a Juventude.

Estas são as propostas da Juventude do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo.