sábado, 2 de abril de 2011

Proposta da Juventude do Litoral Norte para o PPA Participativo

Esta proposta/manifesto foi elaborada a partir do diálogo proposto pela oficina da juventude, realizado no dia 1° de abril de 2011.

A Juventude do Litoral Norte do Rio Grande do Sul espera que este novo Governo deixe de ver nossa região como o “Quintal de Lazer” do Estado e dedique-se ao um outro olhar, voltado para o desenvolvimento econômico com equilíbrio social. Precisamos de políticas permanentes e não mais sazonais.

Nossa região espera ser contemplada com as propostas de campanha do Governador Tarso Genro, ao qual foi referendada no 1° turno das eleições de 2010.

Bolsa Juventude, PROUNI/RS e Auxílio Moradia aos Estudantes são programas essenciais numa perspectiva de qualificação profissional e garantia de conclusão dos estudos.
A universalização do Ensino Médio e a ampliação de cursos técnicos, de acordo com a vocação da região, são prioridades para a educação de nossos jovens.

Porém, trabalho e qualificação não são tudo. Entendemos que o tempo livre desestimulado por ações positivas é a porta de entrada da droga. Políticas públicas direcionadas ao ócio da juventude também devem ser prioridades no PPA estadual. Investimentos em esporte, lazer e cultura deve ser o ano todo e não somente no período de férias, onde disputamos espaços com a juventude do Rio Grande do Sul inteiro.
Acreditamos que a proposta de criação dos Centros de Referências da Juventude contempla esta demanda tão importante à nossa saúde e ao estímulo a criatividade.

Nossa aldeia precisa estar voltada para o mundo e o jovem precisa compreender que neste novo contexto global somos cidadãos do mundo. Programas de inclusão digital devem estar presentes em todos os municípios do litoral, conectando nossa comunidade ao mundo e democratizando o acesso a informação. Pontos de acesso gratuito a internet banda larga nas comunidades e o estímulo ao conhecimento e desenvolvimento tecnológico são ações fundamentais para nosso crescimento soberano, enquanto cidadãos do mundo.

E para finalizar, salientamos a importância da criação de uma Secretaria de Estado específica para a Juventude.

Estas são as propostas da Juventude do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Participação é importante