terça-feira, 5 de julho de 2011

GOVERNO DO RS PREPARA PLANO GAÚCHO DE BANDA LARGA

Por Patrícia Cornils

Projeto deverá ser apresentado à sociedade em três meses e contará com parcerias com prefeituras, governo federal, provedores locais.

O governo do Rio Grande do Sul pretende, em até três meses, apresentar para a sociedade o Programa Gaúcho de Banda Larga. "Precisamos universalizar o acesso à banda larga no estado", afirma Gerson Barrey, diretor de inclusão digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) do governo gaúcho. A estratégia vai ser a de fomentar e organizar as prfeituras para a constituição de cidades digitais no estado e de ampliar a infraestrutura de backhaul (redes de acesso) para o provimento de conexões a prefeituras e provedores locais. "Queremos levar a banda larga aos 497 municípios do Estado", continua Barrey. Ele explica que, hoje, 150 municípios gaúchos ainda não têm acesso às redes de banda larga. 

Os órgãos de governo que estão envolvidos na elaboração do programa são, além da Secom, a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás). O programa vai prever parcerias com a Telebrás, a EletroSul e o Ministério das Comunicações. O Grupo de Empresas Nacionais de Tecnologia (GENTE), formado por Parks, Digitel, Datacom, Gigacom, CPqD, ASGA, WXBR, Trópico, Icatel e Padtec, também vai participar das discussões. Parks, Digitel e Datacom são empresas gaúchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Participação é importante