domingo, 22 de maio de 2011

Raul Pont em Osório

DSC00840   O presidente estadual do PT, Raul Pont, acompanhado do Presidente Municipal do PT, João Fernando, pelo vereador Denilson Silva, e de  vários petistas e  simpatizantes do litoral, visitou neste sábado (21/05) pela manhã a “feira do produtor” e conversou com a população osoriense, que fez questionamentos sobre vários  temas, principalmente pela reforma da previdência do estado gaúcho, além de conceder entrevista para a imprensa local. Pont também visitou a conferencia municipal do PP, que estava acontecendo na Câmara Municipal de Vereadores.
 
DSC00848  Pont veio à cidade atendendo ao convite do presidente do poder legislativo de Osório, o vereador Denilson Silva, para debater sobre a reforma política que está sendo discutida no congresso nacional. Em sua fala no auditório da FACOS, Raul fez uma retrospectiva histórica da democracia brasileira, e aproveitou para demonstrar que o sistema político brasileiro atual está esgotado. Raul salientou algumas distorções da representatividade do nosso sistema político, citando como exemplo casos de estados pouco populosos que somados chegam a 16% da população, mas elegem 51% do congresso, e que portanto, podem barrar projetos que beneficiem os outros 84% da população brasileira.
 
  O evento contou com a participação de vários segmentos da comunidade, inclusive da juventude e das mulheres do município, o que demonstra que cada vez mais a comunidade está participando da politica brasileira, e quebrando preconceitos absurdos que impedem a participação popular.
 
  Raul expôs os quatro principais eixos que devem ser defendidos inicialmente para a reforma política, são eles: o financiamento público e exclusivo de campanha; o voto em lista partidária fechada preordenada em sistema proporcional, garantindo a representação partidária das mulheres; a fidelidade partidária; e o fim das coligações proporcionais (coligações para eleição de deputados e vereadores). Raul destacou também que são necessárias medidas que promovam e facilitem a participação popular, como o Orçamento Participativo, programa criado pelo PT na Prefeitura de Porto Alegre, e consolidado no governo Olívio Dutra.
 
  Sobre a questão política no município, e as futuras eleições, Raul se mostrou atento aos acontecimentos e colocou-se à disposição para colaborar, inclusive, num projeto próprio do partido para Osório. Além disso, Raul colocou-se também a disposição para prestigiar os eventos realizados pelo PT na cidade.

Leonardo Marques Rodrigues (Léo)
João Fernando Marques (Dadá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Participação é importante